Fan-Jovem

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008



"Não se nasce mulher: torna-se mulher."
Simone de Beauvoir, "O Segundo Sexo"(1949)

Gostaria de dizer que sou totalmente contra a brincadeira feita com a foto da mulher...A tal da brincadeirinha com a secretária gostosa. Radicalismo? Que seja então!
O que define uma mulher? Essa pergunta não ouso responder...
Posto hoje, de uma forma especial, e expondo uma opinião que muitas vezes prefiro guardar por ser um questionamento tão subjetivo que chego a me confundir. Hoje o que temos de comum, de natural...Principalmente nessa data mágica que é o carnaval?
Corpos nus...Corpos de mulheres! Esculturais e preparados para serem fotografados e servirem depois de “objeto de desejo” e “estímulos a punheta masculina”. Acordar de manhã e saber que o gênero ao qual faço parte é representado na midia de massa por estes tipos, me faz respirar com graça o ar poluido, afim de abreviar a existência...
E que existência? A mulher existe enquanto o ser “não homem”, enquanto “o outro”. Estas questões são levantadas de forma muito bela, profunda e com muito mais propriedade e menos ira por Simone de Beauvoir, em toda sua obra a questão da mulher enquanto ser é explorada e questionada.
Sua principal obra é “O Segundo Sexo” em dois volumes, livro o qual nenhuma mulher deveria deixar de ler. E um de seus romances que mais me tocou (dos que li) foi “A Convidada”, especial para as mulheres que se dizem livres e descoladas.
A pós-modernidade traz consigo máscaras e um humor que cuida de disfarçar e encobrir toda forma de opressão, mutas diriam: então põe a foto de um homem nu pra igualar!- De forma alguma devemos prezar pela opressão de ambos os gêneros, devemos sim lutar pela compreensão das diferenças sem hierarquia e nos aprofundar no “Ser Mulher”, nos questionando a cada dia qual nosso papel, lugar, lutas e conquistas.
É necessário afiar os olhos e as opiniões para não deixar reproduzir esse mal que quase ninguém mais vê.

E perdão as estudiosas do feminismo por meu discurso irado e menos embasado.

3 comentários:

Wilson Domeneghetti disse...

ouchhhhhhhh... me jogaram numa tina de ácido e fecharam a tampa
gostei do texto, potente, crítico
porém como voce ousa achar que nao tem base para escrever?
, este texto não pode ser escrito por um homem, pois a base fundamental para um texto desses é o ponto de vista de uma mulher. as experiencias e percepções femininas denotam uns 80% de base de escrita, e foda-se o jornalismo com sua mania de apuração, uma mulher é fonte de informações muito melhor que qualquer assessoria
*momento romantico com trocadilho jornalistico*
rsrsrs
mas falando serio, senti um pisão nas partes por ter criado essa ideia da secretaria, porque minha intenção era a criação de personagens de quadrinhos, como ate o titulo do blog leva a crer que escrevamos como num fanzine, personagens seriam(ao meu ver) um artificio para ilustrar o dinamismo de leitura , como num gibi
pequei em começar logo com um esteriótipo, não queria ser negativo é logico, até brinquei antes que seria legal criar um secretário também.

mas tambem tem um porem que supera a minha falha com a personagem

tenho 4 postantes mulheres ativas no blog

tanto para postagem quanto para estrutura

o que me anima , e me alivia, é que elas nao tem nada de esteriotipo.

são competentes mais do que qualquer marmanjo dentro e fora do blog(me incluo na lista, obvio)

é para voces que presto minha retratação e minha homenagem

e para colocar um pouco de humor nesta situação besta que eu comecei

Soneto de Calvinator no Eu a patroa e as crianças:
"quando os espinhos e setas de má sorte ultrajante lhe atinjem,
meu lamento sobe aos céus e chorando eu digo: desculpe ter te batido"
e agora NHAC adeus

Hum...é mesmo?rs
abraço a todo mundo.

Anônimo disse...

Caro amigo Wilson D.M., você pode elogiar quem você quiser mas não pode chamar os " outros" de incompetentes. Foi isso que você fez. acho que deveria ter mais responsabilidade e menos emoção ao elogiar e criticar, seja quem for. é importantem elogiar e criticar um trabalho sim, porém é mais importante respeitar o próximo. É uma dica. solicito que escrevam com mais apuração e responsabilidade. A idéia do blog é legal, mas vejo que vocês não definiram ainda. Desculpe o atrevimento colega.
abraços a todos. Produzam algo mais criativo.

Wilson Domeneghetti disse...

critiquei a maioria dos veículos que se dizem competentes com sua busca pela verdade, mas se resumem a uma linguagem mecânica, informação não é só despejar matemáticamente e pronto, apuração perde o valor se não se sabe atingir o leitor de forma a ele saber que é um ser humano que escreve e não um técnico de textos.
Sobre o uso da emoção, isto sou eu, não há como tirar isso da minha escrita, até quando eu tento seguir um padrão.