Participação especial de hoje, Camila Perez
Lembram-se que eu disse do texto sobre o caso Grafite e Desábato não?
Tivemos uma prova de análise de discurso muito pesada no dia primeiro de novembro, que felizmente resultou em nota máxima.
Precisávamos explicar o que era preciso para ser o leitor modelo.
E esta foi a análise que fizemos:
"De acordo com Umberto Eco, o leitor modelo é aquele para o qual o texto se destina e que possui embasamentos para sua compreensão.
Para compreender o texto 'Racista é o outro' de Lília Moritz Schwartz é preciso ter conhecimentos de:
Futebol: 'O episódio que envolveu o jogador Grafite do São Paulo, e o zaqueiro argentino Desábato'.
Capitalismo: '[...] faz parte da agenda de nossa era globalizada'.
Rivalidade Brasil x Argentina: '[...] e, de quebra, argentino'.
História do Brasil: '[...] os brasileiros jogam para a história; para o período escravocata, os últimos momentos de racismo'
Hinos brasileiros: 'Nós nem cremos que escravos outrora tenham havido em tão nobre país' e 'deitados eternamente em berço esplendido'.
Iluminismo e burguesia: ' [...] por detrás de uma suposta garantia de universalidade e da igualdade das leis, e que lança para o terreno privado[...]'
Obs: A dupla analisou no trecho '[...] o racismo só se afirma na intimidade' conceitos desenvolvidos por Sérgio Buarque de Holanda em 'Raízes do Brasil', no qual o brasileiro é tratado como alguém que usa a esfera da nação brasileira como algo familiar, íntimo."
Análise de matéria jornalística
sábado, 17 de novembro de 2007
Postado por
Wilson Domeneghetti
às
13:15
|
Envie para um Amigo!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário