Fan-Jovem: Momento Social

Momento Social

quarta-feira, 26 de agosto de 2009


Projeto social de Brasília já mudou a vida de mais de 10.000 crianças

Saiba mais sobre o Projeto Bem-Me-Quer

Enquanto pesquisas e estatísticas divulgadas pela mídia mostram cada vez mais violência, desigualdade e outros problemas de ordem política e social crescem a cada dia o número de pessoas empenhadas em fazer o bem. Um bom exemplo disso é o Projeto Bem-Me-Quer, de Brasília, que ajuda todos os dias crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos.

O Projeto Bem-Me-Quer tem como maior objetivo contribuir para aumentar a aceitação e o respeito entre crianças e adolescentes brasileiros, promovendo uma educação que valorize a diversidade. Para atingir seu objetivo, o projeto realiza várias atividades nos eixos de cultura, educação e mídia, e trabalha com sete temas prioritários, dentro da questão da diversidade. São eles: raça/etnia, gênero, orientação sexual, deficiências, regionalismo, religião e classe social.

“Estamos também inserindo o tema “estética”, uma vez que constatamos que muitas crianças sofrem preconceito por estarem foram dos ‘padrões de beleza’ estabelecidos. Temos uma grande preocupação em como crianças diferentes serão tratadas no ambiente escolar. O preconceito muitas vezes é o primeiro passo para o bullying na escola”, afirma Aurélio Araújo, gerente do projeto e professor em diversas instituições de Ensino do Distrito Federal.

“Até o momento o projeto social já beneficiou mais 10.000 crianças e até dezembro de 2009 pretendemos atender mais 10.000”, complementa Aurélio. O Bem-Me-Quer foi implementado com ajuda da organização INDICA (Instituto dos Direitos da criança e do adolescente), coordenada por Agop Kayayan, ex-representante do Unicef no Brasil e presidida por Giovane Aguiar, dançarino, produtor e coreógrafo de diversos espetáculos já vistos em Portugal, Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela, Espanha e Alemanha.

O INDICA tem sua atuação voltada ao desenvolvimento de programas, projetos e ações que contribuam para a promoção do bem-estar e da cidadania da criança e do adolescente, bem como de suas famílias, em todas as áreas relacionadas a estes segmentos, tais como: meio ambiente, cultura, educação, saúde, formação profissional, esporte, promoção de direitos e mobilização social.

“O Instituto tem uma estrutura enxuta, ágil e flexível, além de uma equipe altamente qualificada e com experiências na realização e gerenciamento de projetos de sucesso e o Bem-Me-Quer é um deles. O Projeto, inclusive, faz parte esse ano do Criança Esperança”, salienta o gerente.

Ajuda pode vir de doações ou de trabalho voluntário

Para ajudar as pessoas podem se voluntariar pela web, ou utilizar as informações de site (textos, material didático, músicas e vídeos) para iniciar o projeto nas instituições e escolas em que trabalham. O INDICA também tira dúvidas e sugere materiais aos educadores interessados em multiplicar a proposta pedagógica do projeto. Além disso, podem ser feitas doações financeiras ou de materiais.

“Hoje no Projeto temos uma equipe profissional composta por dois gerentes, uma produtora e quatro monitores executando e monitorando as ações e contamos também com voluntários on-line que nos dão suporte na área de comunicação”,explica Aurélio.

Para mais informações, consulte o site :

http://www.projetobemmequer.org.br/institucional.php

Nenhum comentário: