Fan-Jovem: Exercício de transformação, matéria de revista para jornal

Exercício de transformação, matéria de revista para jornal

terça-feira, 7 de abril de 2009


Loius Vitton lança sandália de luxo em festa beneficente


Por Wilson Domeneghetti

Madonna apareceu ontem numa festa beneficente usando a sandália Spicy, o mais novo lançamento da Loius Vuitton. A cantora é a garota propaganda da empresa e o evento foi uma estratégia para apresentar o lançamento ao público consumidor. O novo calçado possui várias plumas e tipos de couro e estava nos pés de seis modelos em vários desfiles de primavera-verão.

A esposa de David Beckham, que é modelo de lingeries da Armani apareceu com um modelo deste calçado num pequeno evento em Londres na semana passada. Outras garotas propagandas apareceram com a nova sandália durante essa semana. A estratégia deu certo e gerou uma mídia positiva para o novo produto que já chama a atenção pela proposta inspirada nas máscaras de ritos africanos, que são multicoloridas e chamativas.

A proposta da Spicy surgiu espontaneamente pelas mãos do estilista Marc Jacobs, que assina a obra: “Uma semana antes do desfile, eu e mais três pessoas da minha equipe passamos a noite cortando tiras de couro, colando contas. Cada um tinha uma caixa com várias peças e, sem olhar nem se inspirar em nenhum livro ou foto, foi simplesmente cortando e colando, como se fosse uma bricolagem. Isso rendeu seis modelos todos de formato esportivo, lembrando as botas de escalada”.

Produtos diferenciados de grifes conhecidas usam de vários artifícios para chamar a atenção. Personalidades, lançamentos luxuosos e promoções são algumas das formas de abordar o cliente e apresentar o luxo de uma maneira cativante. “Nunca é simples, mas eles estão acostumados comigo”, brinca Jacobs. O outro ponto trabalhado é manter o consumo estável diante da crise financeira. Os modelos mais simples que entrarão na linha de produção terão um preço aproximado de 2.200 reais.

Quem quiser comprar um dos seis modelos originais vai gastar algo em torno de 3.800 a sete mil reais. O modelo luxuoso da Loius Vuitton já possui uma lista de espera com 32 nomes. - o preço supera o de alguns automóveis como o carro Nano conhecido como “o mais barato do mundo”, que custa em torno de 4.400 reais.





MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA VEJA - 1º/04/09



TEXTO – Estilo magazine


Desde sempre que, para transformar produtos em objetos de desejo irrefreável, as marcas famosas os oferecem – de graça, ou com desconto, ou furando filha – àquelas pessoas que fazem moda e que adoram sair por aí usando primeiro o que todas vão querer depois. A tática é muito eficiente e, evidentemente, vem sendo utilizada nestes tempos de crise com impressionante vigor. Exemplo: a sandália Spicy, da Louis Vuitton, reunião de vários tipos de couro, plumas e contas em seis modelos desfilados na coleção primavera-verão em outubro, em Paris, e que começa agora a chegar às lojas.


A primeira a aparecer com uma Spicy foi Madonna, atual garota-propaganda da marca, que num jantar de gala beneficente em Nova York em novembro assessorou com um par seu inesquecível vestido Garibaldo-da-Vila Sésamo de plumas verdes (também Louis Vuitton). Seguiram-se a atriz Chloe Sevigny, numa festa de réveillon em Miami, a onipresente Victoria Beckham, em momento simplesinho em Londres, a modelo Heidi Klum e outras famosas e estilosas, felizes da vida com seu vistoso e altíssimo adereço.


Em São Paulo, na semana passada, o estilista Marc Jacobs que assina a sandália, explicou a VEJA como foi que a Spicy nasceu. “Queria fazer algo étnico, então, pensei nas máscaras africanas”, diz Jacobs. “Uma semana antes do desfile, eu e mais três pessoas da minha equipe passamos a noite cortando tiras de couro, colando contas. Cada um tinha uma caixa com várias peças e, sem olhar nem se inspirar em nenhum livro ou foto, foi simplesmente cortando e colando, como se fosse uma bricolagem. Isso rendeu seis modelos todos de formato esportivo, lembrando as botas de escalada”. Missão criativa cumprida, o estilista encaminhou a obra para o passo seguinte. “Mandamos para a linha de produção da Louis Vuitton, que viabiliza a fabricação dos protótipos. Nunca é simples, mas eles estão acostumados comigo”, brinca.


Os seis modelos originais custam uma fortuna: em Paris, a cidade mais barata para comprar legítimos produtos LV, a sandália começa em 1.250 euros (3.800 reais) e , nos modelos de couros nobre, como píton, e pedras semipreciosas, bate em estratosféricos 2.250 euros (6.800 reais) – a título de comparação, o carro Nano, “o mais barato do mundo”, da indiana Tata Motors, vai custar o equivalente a 4.400 reais. A marca, no entanto, oferece versões mais simplesinhas e a loja de São Paulo já tem data para receber os primeiros doze pares nessa categoria: 30 de março. E preço: 2.200 reais. A lista de espera está com 32 nomes.

Nenhum comentário: