Fan-Jovem: ÍCONES - Gerson de Abreu

ÍCONES - Gerson de Abreu

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009


Risos, trabalhos duradouros de sucesso e uma falta ao círculo teatral que não se tem conta.Lembrar da morte de Gerson de Abreu não é algo agradável, e nem é algo que vale a pena mencionar, de tão ruim que foi não me recordo se ele morreu de enfarto ou outra coisa, sinceramente ele só foi transferido de palco.Faz sete anos que o Brasil perde um ator de talento e um pai virtuoso.




Gerson de Sousa era um homem que não fazia shows pirotécnicos para transmitir sua mensagem; simples e confiante, conquistou fãs, audiência e respeito. A lembrança mais marcante dele foi em 1996 senão me engano,quando foi até os EUA entrevistar Paul Zaloom e Mark Ritts(Beakman e Lester) e convenceu o nobre rato de esgoto a tocar Garota de Ipanema num violão ou bandolim( a roupa dele sempre dava confusão de proporção aos objetos que ele segurava e deêm um desconto , faz 13 anos que eu vi isso).

Seu maior sucesso sem sombra de dúvida foi o programa X-Tudo na rede Cultura, aonde ensinava as crianças de modo divertido e convidativo - Pena que essa fórmula não se renovou muito nos canais abertos no Brasil , o que salva é a série da TVE"De onde vem" com a menininha de olhos esbugalhados que tem dúvidas sobre ciências - depois disso, nada mais chamativo

Seguem a apresentação que marcava a programação da Cultura, o Agente G, um programa solo também de boa repercussão e um pedaço de um dos episódios.









Clipping
*Extraído do site Terra

Gérson de Abreu começou sua carreira na TV Cultura. A sua primeira participação foi em 1982. A escola em que o ator estudava participou do programa É Proibido Colar, apresentado por Antonio Fagundes e Clarice Abujamra. Ele interpretou um cozinheiro e foi tão bem que a emissora o convidou para fazer um teste na emissora.

Dois anos depois, quando estava com dezoito anos, foi contratado como repórter do programa Tempo de Verão. Em seguida, apresentou vários programas da emissora. Caleidoscópio, Bambalalão e Som Pop, entre outros. Em 1992 estreou o programa infanto-juvenil X-Tudo, programa que revelou o seu enorme talento de se comunicar com as crianças.

O gordo, como era chamado por todos, se orgulhava muito em divertir e ensinar "sem precisar vender sandalinhas e e queijinhos." Depois de dois anos de muito prestígio e audiência com o programa X-Tudo foi para a Record apresentar o programa Agente G (1995) e Vila Esperança (1998).

Com formação no Teatro-Escola Helena, Gérson de Abreu atuou nas peças do GrupoOrnitorrinco (Ubu-Rei, Teledeum). Em 1993, com o Grupo Circo Grafitti apresentou a peça Almanaque Brasil, ao lado de Rosi Campos, Helen Helene e Roney Facchini. Outras grandes atuações: a peça Você Vai Ver o que Você Vai Ver, com direção de Gabriel Villella e Aquarela do Brasil, Rede Globo.

Sua última peça em cartaz, apresentada até final de março, foi Gato Preto, apresentada no TUSP. O ator estava viajando com a peça pelo Brasil e, neste próximo final de semana, o ator e Rosi Campos se apresentariam em Santos (SP).



Até o próximo post pessoal.

Nenhum comentário: