Fan-Jovem: Quando morre a voz em OFF

Quando morre a voz em OFF

sábado, 20 de dezembro de 2008


AP

Bom dia pessoas,

Estava eu lendo a Folha de hoje quando me deparei com um atraso imperdoável de uma notícia que não sei porque demorou tanto para chegar no jornal.

Mark "Garganta profunda" Felt morreu anteontem aos 95 anos. Agora quem lê deve estar se perguntando: E o Quico?

Para quem realmente não conhece, vamos aos fatos.
Mark Felt foi a fonte que divulgou informações sigilosas sobre a conspiração dentro do gabinete de Richard Nixon para garantir sua eleição.

Um esquema grande envolvendo grana de comitê, banqueiros e agentes de altos escalões para garantir que o partido democrata não subisse ao poder.

Mark Felt era um dos grandões do FBI na época e abriu o jogo para os jornalistas, Bob Woodward e Carl Bernstein, sob a identidade do "Garganta profunda" um homem de grande coragem que colocou muita coisa em risco mas tinha sob defesa a integridade da fonte em off, um salvaguarda poderoso se usado em mãos éticas de caráter.

O pacto entre fonte e jornalistas era de só revelar a identidade de Mark após sua morte, que fora quebrado em 2005 quando o próprio ex-agente revelou-se num artigo da Variety, o título é algo parecido como "Eu sou o cara que eles chamam de Garganta profunda".

O episódio do Watergate segue marcado como um dos grandes momentos do jornalismo investigativo e é na minha opinião um grande modelo de ética a ser seguido para com as fontes.

William Mark Felt- Agente do FBI 17/08/1913 18/12/2008

(Deanne Fitzmaurice / The Chronicle, 2006)


Nenhum comentário: