Fan-Jovem: VIII Semana do jornalismo Anhembi Morumbi

VIII Semana do jornalismo Anhembi Morumbi

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Opa ,Wilson e Hao na área, bom dia pessoal.

Fomos em três palestras da semana de jornalismo - que vergonha não?Teve tanta palestra e os mãos de vaca aqui não querem gastar mais dinheiro para ir de novo na faculdade, mas enfim,voltemos ao tema.

Na primeira palestra, o tema foi assessoria de imprensa. Antonio Matielo, o assessor do Tribunal de justiça de SP se mostrou bem preparado para interagir com o público.

Ao invés de abrirem perguntando algo sobre ele, foi ele que começou perguntando algo sobre os alunos. Quantos jornais nós líamos por dia, quais os jornais lidos, dentre outras experiências.

A assessoria de imprensa para ele, é uma forma de trabalhar com o jornalismo, só que muito mais prático, você trabalha um pouco menos e ganha mais. Por isso ele buscou essa área, menino esperto não?Mas se você pensar bem, depois de tanto tempo trabalhando nas ruas fazendo reportagens, chega uma hora que precisamos descansar.

Matielo falou também da carreira de repórter e das várias empresas que participou, como Correio Braziliense e Veja.

Ele mencionou o problema da rotina de trabalho, como o fechamento de pauta nas sextas-feiras - meu amigo, o homem sofria muito - ficar até o amanhecer adiantando as pautas das edições futuras, tenho que me preparar para isso.

Se você como eu, gostaria de trabalhar um dia na Globo pense duas vezes, esqueça as baladas e viva para trabalhar, pois Antonio mencionou na palestra que o dia a dia da empresa é praticamente ininterrupto.

Alguns alunos fizeram perguntas interessantes, como Débora Rodrigues, aluna do segundo semestre de jornalismo. Ela perguntou qual foi o momento que mais o emocionou.

E ele contou sobre uma reportagem dos MST numa fazenda no Paraná, mas o que mais chocou ele e os outros jornalistas no local, não foi o evento em si mas um garotinho que teimava em achar o boneco que tinha perdido. Nada importava para a criança, só o brinquedo dela.

Além desta apresentação, assistimos mais duas - os vídeos da professora Eliane Basso na quarta-feira(17/10) e a palestra do cronista Matthew Shirts na quinta-feira (18/10).

A professora Eliane -que salvou a gafe da falta de comunicação da universidade - se dedicou muito bem na hora de analisar o material exibido, um documentário sobre o cerrado e uma série de reportagens do Jornal Nacional abordando a exploração da Amazônia.

Matthew por sua vez contou da crônica da vida dele - como foi sair dos EUA e ir para um país que ele desconhecia completamente, e como o Brasil o recebeu e se tornou parte fundamental da vida dele.

No final das contas, foi bem legal conhecer as experiências de alguém que já trabalha na área e passou por muitas situações.
Saldo final : A platéia colaborou em parte durante as palestras, bagunçou muito durante o documentário da quarta, riu muito com as histórias de Matthew na copa do mundo de 1994. Uma mistura descontraída de noções e informações. Afinal, todos somos jovens e temos um longo caminho a percorrer.

Nenhum comentário: