Fan-Jovem: Bairro do Aricanduva continua sem amparo

Bairro do Aricanduva continua sem amparo

terça-feira, 10 de março de 2009

As regiões próximas a rios ou marginais foram seriamente atingidas pelas enchentes da semana de carnaval; no vale do Aricanduva, não foi diferente.Diva Gomes Martins, auxiliar de serviços gerais, mora numa casa que fica na frente do rio há 25 anos.

Quase que regularmente ela fica em desespero para recolher ou proteger os pertences para que a água não os estrague - já dormiu dois anos no chão por conseqüência dessas tragédias.



A assessoria da sub-prefeitura do Aricanduva aponta que a chuva do dia 23 de Fevereiro foi atípica, apresentando 31 mm, um volume muito maior que nas chuvas anteriores. Sobre o amparo aos lares atingidos afirmam que tem um cadastro dessas casas, que receberão colchões, mantimentos etc. Outra atitude tomada são os mutirões de limpeza e as campanhas de conscientização.

“O máximo que eles fazem é limpar a sujeira depois da enchente” -comenta Adrielly Xavier, recepcionista de uma clínica que fica na Av. Rio das Pedras, alerta para quem também é morador da região como ela, que quando ver o tempo mudando, é melhor nem sair de casa.

Diva mencionou que poucas ruas acima do rio, algumas casas receberam algum tipo de ajuda, mas não sabe dizer se foi ato público ou de alguma ONG.A amiga dela, “Jô” mora próximo a um cruzamento do começo da Av. Conselheiro Carrão, área muito afetada no período de chuvas e só recebeu até hoje ajuda da Diva e outros amigos da comunidade. .”Pra mim eles não fizeram nada!” Diva Gomes diz que é mentira se alguém alegar que ajudou o Aricanduva.



Eder Alves, orçamentista que mora no Aricanduva há 15 anos, menciona que as campanhas anti-enchente falam para não jogar lixo no rio, só que ele lembrou de um episódio que ligou para a prefeitura para retirar um sofá para não agravar as enchentes.Resultado: não foi atendido.

A população desse bairro demonstrou sua revolta com o descaso durante a enchente do dia 23, ateando fogo em áreas próximas ao Shopping Aricanduva, desviando o trânsito no sentido bairro pela Avenida Maria Luiza Americano.

Até o próximo post.






Nenhum comentário: