Fan-Jovem: Ao gosto do cliente - Parte 2

Ao gosto do cliente - Parte 2

terça-feira, 22 de dezembro de 2009


Outra moda nos conceitos de decoração fica a cargo do Feng Shui, um conceito oriental de harmonia. Tanto as cores, quanto os materiais usados, eles todos são organizados de maneira a atingir um equilíbrio de forças dirigindo as energias positivas para dentro da casa e dispersando as negativas.De origem chinesa, o Feng shui é uma atividade ligada a terapias e assuntos espirituais, como acupuntura, meditação e Tai Chi Chuan.


Algo que mudou bastante desde então foram as cozinhas. Antes, o centro da reunião da família, foi sofrendo concorrência com a televisão e as coisas se dispersaram um pouco, tanto que qual família que não vai até a sala com o prato na mão para jantar assistindo uma novela ou programa de TV favorito? Atualmente, as cozinhas americanas dominam o cenário com paredes vazadas e vários aparatos eletrônicos, não só a TV que já conquistou um espaço com suportes de teto, o pingüim de geladeira que se cuide!


Outro ponto que mudou bastante foi a estrutura maleável dos dormitórios. Quem já usou um armário para divisar dois dormitórios sabe que isso é verdade. No ano passado, por exemplo, a equipe de planejamento da Max Haus, propôs isso: com uma planta sem paredes no início do planejamento de construção, o cliente poderia ter de zero até tantos dormitórios que quisesse, sem que isso desvalorizasse o imóvel e permitisse que o comprador tivesse um apartamento que fosse a sua cara.Armários com roldanas para servirem de parede aonde se desejar, paredes de concreto preparadas para serem retiradas com facilidade caso uma mudança na construção fosse desejada, sem comprometer o apartamento.


Uma tendência que atualmente é moda nos apartamentos são os prédios “verdes”, estruturas, que sempre tem áreas extensas com inúmeras árvores, e as “casas do Tarzan”. Muitas vezes esses investimentos são confundidos com parques, de tão grandes e exuberantes que são.


E continuando a onda verde, decoração feita com recicláveis ou fibras naturais, como também a funcionalidade ecológica de alguns dormitórios, como, por exemplo, banheiros verdes, que ao invés de água corrente, usam a acumulada de chuva ou de outros aparelhos, como o lavatório; em outras situações, usa palha e caixas de secagem, o que cortam os gastos de maneira considerável.


Atualmente pode se dizer que a decoração possui tendências, mas vão de acordo com o gosto do cliente. Há opções variadas para atendê-los, de acordo vários critérios: gosto, consciência ecológica, luxo e sofisticação, ou apenas ousadia.


Nenhum comentário: