Fan-Jovem: Ao gosto do cliente - Parte 1

Ao gosto do cliente - Parte 1

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


As transformações sofridas na decoração dos lares brasileiros são históricas. Desde as influências francesas no final do século dezenove, o Brasil sempre buscou a idéia de status em suas construções. Balaústres mais rebuscados, Cadeiras de mogno, tudo o que a arquitetura pudesse transmitir de superioridade e riqueza era pouco para atender a vontade de proprietários de grandes mansões. Poder, ostentação, essa é uma regra constante na decoração, mas há uma variável: a forma de se aplicar a constante muda muito.Nos anos 60 e 70, foi muito influenciada pela pop art, então quem possuísse peças bem coloridas, com formas e desenhos arredondados, estava “antenado” nas tendências.

Já para meados dos anos setenta e anos oitenta, a onda das kitnets, muita utilidade em pouco espaço. Uma boa parte do edifício Copam funciona assim até hoje, há uma ala no prédio conhecida como a “ala dos solteiros”, público comum que consumia as kitnets. Hoje em dia, essa tendência ainda permanece, mas com vários consumidores, que às vezes só buscam um local prático para residir. E por falar em edifício Copam, esse tipo de construção, quando o terreno permite, é uma escolha bem usual quando se quer luxo e sofisticação, afinal o estilo de Niemayer não serve só para monumentos históricos ou grandes construções ligadas a política.

Sobre decoração de interiores, o estilo retrô trouxe de volta o toque antigo para os cômodos da casa. Você pode usar uma cafeteira com estilo dos anos cinqüenta ou uma poltrona dos anos setenta, que os ambientes da sua casa que tiverem peças de estilo retrô serão bem valorizados.


Continua...

Nenhum comentário: