Fan-Jovem: Mídias sociais são estratégia lucrativa para editoras

Mídias sociais são estratégia lucrativa para editoras

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Um livro pode ser divulgado de diversas formas tanto por mídia impressa quanto audiovisual.
Nos últimos anos, uma onda que propagou também esse tipo de produto é a internet, tanto em grandes sites de vendas quanto em mídias sociais como blogs, Orkut e Youtube

Exemplo disso são autores, que estão se popularizando rapidamente no Brasil, como André Vianco, Kizzy Ysatis e Paulo Coelho, que graças a uma campanha de marketing aliada ao uso de mídias sociais, aumentam sua divulgação e melhoram o contato com o público que já leu ou que ainda vai ler de suas obras.

No Orkut, por exemplo, há aproximadamente 396 comunidades no mundo que relacionam o nome Paulo Coelho, por exemplo na Espanha, Estônia, Irã e Paraguai. As comunidades mais freqüentadas são respectivamente as do Brasil ( “Paulo Coelho”- 71.256 membros) e dos Estados Unidos (“Paulo Coelho” 25.155 membros), aonde se discutem vários assuntos sobre o autor.

André Vianco, escritor de literatura vampírica, lançou suas primeiras obras na época posterior ao boom da internet. A Editora Novo Século, empresa que divulga suas obras, já vendeu 288 mil unidades dos livros de Vianco. Adriana Souza Franco, representante da editora comenta que não uma estratégia definida de usar as mídias sociais para ajudar nas vendas, mas que incentiva seus colaboradores a criarem seus blogs e sites pessoais.

O autor possui Twitter e site pessoal, 3 perfis no Orkut, mídias sociais que aumentaram seu contato com os leitores e divulgaram suas obras. Um escritor que também aplicou muito dessa temática em sua carreira é Cristiano Marinho, conhecido como Kizzy Ysatis. Autor premiado em 2005 pela União Brasileira de Escritores em seu primeiro livro, Clube dos Imortais, Kizzy teve sua vida mudada pela obra. Passou quase meia década criando o projeto do Clube. O sucesso veio rápido com o prêmio e a entrevista no Jô Soares exibida em em Dezembro de 2006 que upada no Youtube acelerou sua repercussão.

Muitos dos fãs conheceram o escritor com aparência de vampiro pelo Youtube e seu blog pessoal, o que os levou a quererem mais. Kizzy se considera ainda em início de carreira, mas tem uma estimativa de vendas não confirmada de até 4 mil edições lançadas pela Editora Novo Século, e uma média de lançamentos de um livro ao ano.

São propostas como essas que se revertidas pelas editoras como estratégia de vendas, vão gerar lucros com a divulgação em baixo custo, divulgarão carreiras consolidadas ou em franca ascensão de maneira mais efetiva e terão sua marca também aplicada às mídias sociais.


2 comentários:

Cotinha Artes & Design disse...

Legalll ;D

Kizzy Ysatis disse...

Wilson, meu reporter favorito. Um beijão e parabéns pelo trabalho.