Fan-Jovem: Campanhas virais colocam as garras nas mídias sociais

Campanhas virais colocam as garras nas mídias sociais

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A expectativa para o lançamento de um filme geralmente vira assunto de discussão em vários veículos incluindo mídias sociais. Agora imagine que dentro de sites como o Twitter e Youtube apareçam mensagens dos personagens principais dessa produção convidando o internauta a interagir com eles, quase sempre resultando na participação de inúmeros fãs e curiosos sobre a chamada. Essa é uma pequena demonstração de uma campanha viral.

“Watchmen” e “X-Men Origins – Wolverine” são exemplos de filmes que foram divulgados tanto em sites oficiais, quanto em blogs temáticos, vídeos do Youtube e perfis de Twitter que mantinham tanto fãs histéricos quanto críticos de cinema atualizados sobre o andamento do filme desde cada passo de sua criação, até o resultado de seu lançamento.

Na coluna 4P do site da revista Exame, o jornalista
Daniel Hessel Tech apresentou dados que ressaltam a resposta positiva dessa estratégia, apresentando como exemplo o Buddy Poke do Wolverine, lançado no final do mês de Março. Nos primeiros 3 dias, 300 mil usuários interagiram com o simpático bonequinho tirando as garras para fora.

O Youtube foi outro foco de boas respostas – o trailer do filme, lançado em Dezembro atraiu mais de 2,5 milhões de internautas. Foi recentemente cancelado por reivindicação de direitos autorais pela Twentieth Century Fox, o que não impediu que o mesmo vídeo lançado há um mês pela Marvel alcançasse um número próximo a
1,2 milhão de visualizações.

No ano passado o blockbuster Batman – Cavaleiro das trevas foi divulgado ao público numa massiva campanha viral ao redor do mundo. Inúmeros hotsites foram criados como a campanha “
Eu acredito em Harvey Dent” e “Why so serious?” – um site exclusivamente focado no Coringa – para colocar o público dentro do universo do filme através de jogos variados.


Essa prática, também chamada de ARG (Alternate Reality Game) cria jogos de interação com o interessado no filme, propondo algo como uma “caça ao tesouro”, aonde o prêmio pode ser um ingresso ou brindes promocionais. A campanha viral do Coringa, a mais marcante da franquia, aconteceu também aqui no Brasil. O site
Omelete descreveu qual foi a sensação de encontrar vários fãs caracterizados como o palhaço do crime em pleno vão do MASP, que também registraram sua participação no Flickr.
Campanhas virais como essas mostram o potencial em chamar a atenção do público para um filme ou produto colocando-o como participante ativo em propostas de interação tanto digital quanto reais, como foi a interação dos Buddy Pokes do Wolverine no Orkut e a ARG do Batman em São Paulo. As mídias sociais, como o Twitter e Youtube são locais aonde o internauta pode refletir a opinião sobre tais ferramentas de divulgação com mais facilidade – como veículos de repercussão do consumidor, que podem impactar positiva ou negativamente no resultado final de um investimento em marketing desse porte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, adorei o tema. E acho q foi seu texto mais bem escrito e gostoso de ler que eu já vi. Abçs.