Fan-Jovem: As medidoras do sucesso - Parte 1

As medidoras do sucesso - Parte 1

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


Sempre há uma tendência de gerações para qual será a celebridade das garotas. Um filme, uma novela, um seriado; sempre preparam um rapaz de vinte e poucos anos para ter uma mudança drástica na vida. Imagine como era difícil para as fãs quando os galãs que elas tanto se descabelavam, tinham no rádio a sua chance para o sucesso. Assim, caravanas de várias cidades lotavam auditórios de emissoras como a Rádio Record e Rádio Nacional, para desfazer a curiosidade, afinal elas eram loucas por eles. Na TV isso se acentuou mais e as meninas ficavam em volta dos aparelhos, acompanhando cada movimento de Francisco Cuoco na sua primeira novela, Renúncia (1965), de Walter Negrão. As revistas da época deixavam as fãs frenéticas e tudo o que era relacionado às estrelas da TV fazia parte da vida delas.As novelas ganharam cores, e as meninas viam Tarcísio Meira beijando Glória Menezes – e se mordiam de inveja por querer estar em seu lugar.

Dois movimentos constantes entre as celebridades das garotas são os astros de cinema e as boy bands. Os astros são muitos, historicamente temos Marlon Brando,Elvis Presley e recentemente Robert Pakinson, conhecido pela participação no quarto filme do Harry Potter e por protagonizar a série Crepúsculo. As boy bands sofreram várias alterações de estilo ao longo das décadas, mas continuam a arrancar suspiros das garotas. Beach Boys, Beatles, entre os clássicos, Menudos,Backstreet Boys entre as febres que aconteceram no Brasil em meados dos anos oitenta e noventa, respectivamente.

Atualmente as garotas têm opções mais variadas, com ritmos diferentes; Highschool Musical e RBD acumulam fã-clubes por todo o país, os shows e produtos licenciados, são artigos disputados pelas fanáticas por bandas adolescentes – Tanto a Televisa quanto a Disney, criaram produtos que mesmo depois que seus filmes, ou shows terminam, ainda mantém uma cultura, uma adoração constante por parte dos fãs.

Outra tendência são as “famílias musicais”, aqui no Brasil, tivemos exemplos como a Família Lima, Sandy e Junior. Alguns exemplos de sucessos internacionais são: nos anos noventa, os irmãos Hanson, que volta e meia aparecem em clipes da MTV e mais recentemente, os Jonas Brothers, que começaram num seriado americano e em pouco tempo já lançaram seis discos.

Nenhum comentário: