Fan-Jovem: ÍCONES - Eric Hobsbawm

ÍCONES - Eric Hobsbawm

segunda-feira, 2 de março de 2009

Eric Hobsbawm nasceu na cidade de Alexandria (famosa pela grandiosa biblioteca destruída num controverso e discutido incêndio em 646d. C) em 1917 – ano do início da revolução russa e dos momentos finais da Primeira Guerra Mundial, numa região ainda dominada pelo império britânico que perdeu gradativamente seu poder durante esse tempo.Um erro ortográfico na hora em que foi registrado fez com que Eric tivesse seu sobrenome alterado (SANTANA, Miriam Ilza – 2008), seu nome de família tinha a terminação “AUM” – de origem judaica, como por exemplo, Nisenbaum.

Viveu em muitos países da Europa e presenciou as crises econômicas causadas pela especulação, super produção – tomando o exemplo mais conhecido de 1929 – e os custos de guerra que parecem sempre persistir na história humana.

“Em 1931, após a morte dos pais, Hobsbawm e sua irmã foram morar com seus tios em Berlim. Lá, uniu-se ao movimento socialista estudantil e iniciou seus estudos sobre as obras de Karl Marx” (SANTANA, Miriam Ilza – 2008) Desde então, Eric trabalhou o olhar sobre a história com o olhar marxista que era inverso ao de Hegel, via o concreto (o convívio e as experiências, as influências e dominações sócio-políticas) gerando a idéia, uma síntese mais consciente que a hegeliana sem deixar de ser científica – o pensamento materialista.

Como todos os judeus, foi perseguido no período da ascensão do nazismo; colaborou com o exército britânico durante a Segunda Guerra.Conviveu com muitos estudiosos de esquerda, o que reforçou seu apoio às idéias socialistas.

É um dos mais reconhecidos historiadores vivos atuais e um dos poucos que trabalha o estudo histórico com abrangência e olhares múltiplos, que permitem a transmissão das observações do tempo com uma distância maior do controle do poder vigente.

Nenhum comentário: